Sabemos que a ideia de otimizar o SEO de um site WordPress pode ser intimidante para iniciantes, especialmente se não se for um cromo da tecnologia.
Mas não se preocupe – não tem de ser complicado. Comece aqui para aprender o básico, e depois pode começar a aplicá-lo no seu próprio website.
SEO é um acrónimo que significa Search Engine Optimization (Otimização para motores de busca). É uma estratégia utilizada pelos proprietários de websites para obter mais tráfego através de uma classificação mais elevada nos motores de busca.
A otimização para motores de busca não se trata de enganar o Google ou de jogar o sistema. Trata-se simplesmente de criar um website que tem código e formatação otimizados, o que facilita aos motores de busca encontrar o seu website.
Quando as pessoas procuram na web os tópicos sobre os quais escreve, se o seu conteúdo estiver otimizado para motores de busca aparecerá mais alto nos resultados de pesquisa, e assim terá mais tráfego seu website.
Porque SEO é importante
Os motores de busca são frequentemente a maior fonte de tráfego para a maioria dos sítios web.
O Google e outros motores de busca utilizam algoritmos avançados para compreender e classificar adequadamente as páginas nos resultados de pesquisa. No entanto, esses algoritmos não são perfeitos – eles ainda precisam da sua ajuda para compreender o seu conteúdo.
Se o seu conteúdo não for otimizado, os motores de busca não saberão como classificá-lo. Quando as pessoas procuram os tópicos sobre os quais escreve, o seu website não aparecerá nos resultados da pesquisa.
É realmente importante que todos os proprietários de empresas tornem o seu website amigável, para que possam maximizar o seu tráfego de pesquisa.
Noções básicas de WordPress SEO
SEO pode ser técnico, mas não tem de ser. Apenas aprender algumas dicas básicas de SEO para otimizar o seu site pode dar-lhe um aumento notável no tráfego do seu site.
Não precisa de ser um génio técnico para utilizar as técnicas abaixo. Se já está a usar WordPress, então tem o que é preciso!
Vamos começar a otimizar o seu website.
Verifique as definições de visibilidade do seu Site
WordPress vem com uma opção incorporada para esconder o seu website dos motores de busca. O objetivo desta opção é dar-lhe tempo para trabalhar no seu sítio web antes de este estar pronto para ser tornado público.
No entanto, por vezes esta opção pode ser verificada acidentalmente e torna o seu sítio web indisponível para os motores de busca.
Se o seu sítio web não aparecer nos resultados de pesquisa, então a primeira coisa que precisa de fazer é certificar-se de que esta opção não é verificada.
Basta entrar na área de administração do seu sítio WordPress e ir para Opções >> Leitura.
É necessário ir até à secção ‘Visibilidade dos motores de pesquisa’ e certificar-se de que a caixa ao lado de ‘Desencorajar os motores de pesquisa de indexarem este site‘ não está verificada.
Não se esqueça de clicar no botão ‘Guardar Alterações’ para guardar as suas alterações.
Utilização de estruturas URL amigáveis SEO no WordPress
Os URLs amigos de SEO contêm palavras que explicam claramente o conteúdo da página, e são fáceis de ler tanto por humanos como por motores de busca.
Alguns exemplos de URLs amigáveis em termos de SEO são:
- https://webarts.pt/portfolio/
Note que estes URLs são legíveis e um utilizador pode adivinhar o que verá na página só de olhar para o texto do URL.
Então, qual é o aspeto de um URL não amigável para os SEO?
- https://www.webarts.pt/?p=10467
- https://webarts.pt/archives/123
Note que estes URLs utilizam números não relacionados com o conteúdo, e um utilizador não pode adivinhar o que irá encontrar na página ao olhar para o URL.
A utilização de uma estrutura de ligações permanentes amigável de SEO melhora as suas hipóteses de obter melhores posições nos resultados de pesquisa.
Veja aqui como pode verificar e atualizar a estrutura de ligações permanentes do seu website WordPress.
Precisa ir às Opções >> Ligações permanentes. Selecione a opção ‘Nome do artigo’ e depois clique no botão ‘Guardar Alterações’ para guardar as suas definições.
Nota: Se o seu website estiver a funcionar há mais de 6 meses, então não altere a sua estrutura de ligações permanentes, a menos que esteja a utilizar a opção de números. Se estiver a utilizar Dia e Nome ou Mês e Nome, continue a utilizar essa opção.
Ao alterar a sua estrutura de ligações permanentes num site já estabelecido, perderá toda a sua contagem de ações nas redes sociais e correrá o risco de perder a sua classificação SEO existente.
Se tiver de alterar a sua estrutura de ligações permanentes, então contrate um profissional, para que este possa estabelecer redireccionamentos adequados.
Com WWW ou sem WWW
Se está apenas a começar com o seu site, então precisa de escolher se quer usar www (http://www.example.com) ou não www (http://example.com) no URL do seu site.
Os motores de busca consideram estes dois websites diferentes, pelo que isto significa que precisa de escolher um e aderir ao mesmo.
Pode definir a sua preferência visitando a página Opções >> Geral. Adicione o seu URL preferido nos campos ‘Endereço do WordPress’ e ‘Endereço do site’.
Apesar do que alguém possa dizer, de um ponto de vista de SEO não há vantagem em utilizar um ou outro.