O que é o marketing das redes sociais?
O marketing das redes sociais é o processo de criação de conteúdos para plataformas de redes sociais para promover os seus produtos e/ou serviços, construir comunidade com o seu público-alvo, e conduzir o tráfego para o seu negócio. Com novas características e plataformas que surgem todos os dias, o marketing das redes sociais está em constante evolução.
O marketing das redes sociais tem tudo a ver com o encontro do seu público-alvo e clientes onde eles estão e como interagem socialmente uns com os outros e com a sua marca.
Embora o marketing das redes sociais como um todo seja incrivelmente valioso e benéfico para o crescimento do seu negócio (como verá na secção seguinte), a sua estratégia será diferente com base nas redes sociais em que a sua audiência gasta o seu tempo.
Antes de nos aprofundarmos no marketing das redes sociais, vamos segmentar a estratégia por plataforma.
Plataformas de Marketing das Redes Sociais
- Utilizadores: 1,9 mil milhões de utilizadores activos diários em todo o mundo
- Público: Uma propagação uniforme da Geração X e Millennials
- Impacto na indústria: empersas B2C
- O melhor para: Consciência da marca; publicidade
O Facebook é a maior plataforma de comunicação social e a mais bem estabelecida. Desde o seu lançamento em 2004, tornou-se uma ferramenta inestimável para as empresas B2C (Business-to-consumer), oferecendo ferramentas de publicidade avançadas, bem como oportunidades orgânicas.
TikTok
- Utilizadores: 1 bilião de utilizadores globais mensais activos
- Público: Principalmente a Geração Z seguido de Millennials
- Impacto na indústria: B2B (business-to-business) e B2C
- O melhor para: Conteúdo vídeo criativo, de forma curta; conteúdo gerado pelo utilizador; conhecimento da marca
Quando se pensa em vídeo em forma curta, provavelmente pensa-se em TikTok. A plataforma ganhou popularidade em 2020 e não mostra sinais de abrandamento. É uma das melhores plataformas para a construção de comunidades, com os marketeiros a classificá-la em segundo lugar atrás do YouTube.
- Utilizadores: 1 bilião de utilizadores mensais activos
- Público: Principalmente milenares
- Impacto na indústria: B2C
- O melhor para: Imagens e vídeos de alta qualidade; conteúdo gerado pelo utilizador; publicidade
Embora o Instagram tenha sido lançado há apenas 12 anos, a plataforma cresceu muito. Quando se trata de partilhar conteúdos visualmente convincentes, a Instagram é para onde vão as marcas. Outra coisa que distingue a plataforma são as suas ferramentas avançadas de comércio electrónico.
Hoje, os utilizadores podem descobrir marcas, navegar nos seus produtos e/ou serviços, e concluir uma compra sem nunca saírem da aplicação – fazendo da Instagram uma plataforma difícil de vencer.
- Utilizadores: 211 milhões de utilizadores activos diários em todo o mundo
- Público: Principalmente milenares
- Impacto na indústria: B2B e B2C
- O melhor para: Relações públicas; serviço ao cliente; construção de comunidades
Enquanto o Instagram se concentra nos aspectos visuais, o Twitter concentra-se nas palavras. Desde os primeiros dias do Tweets de 140 caracteres, a plataforma expandiu-se agora para incluir uma ferramenta de áudio chamada Twitter Spaces, uma ferramenta de construção comunitária chamada Twitter Communities, e Twitter Moments para partilhar conteúdos interessantes com os seus seguidores.
- Utilizadores: 774 milhões de utilizadores activos em todo o mundo
Público: Baby boomers, Geração X, e Millennials - Impacto na indústria: B2B
- O melhor para: Relações B2B, desenvolvimento de negócios, e vendas sociais
O LinkedIn é primo profissional do Facebook. É talvez a única plataforma onde o seu público está claramente definido: Profissionais que trabalham em rede e que procuram novas oportunidades.
Isso torna-a a plataforma ideal para empresas B2B que procuram identificar os principais decisores e construir uma comunidade específica da indústria.
YouTube
- Utilizadores: Mais de 315 milhões de utilizadores activos diários em todo o mundo
- Público: Principalmente milenares, mas tem uma forte audiência em toda a demografia de género e idade
- Impacto na indústria: B2C e B2B
- O melhor para: Consciencialização da marca; entretenimento de longa duração, e vídeos de como fazer
De acordo com HootSuite, o YouTube é o segundo site mais visitado do mundo. Além disso, os profissionais de marketing nomearam-no como a melhor plataforma para construir comunidade.
Para além de ser uma plataforma incrivelmente popular, os seus utilizadores também tendem a permanecer mais tempo no sítio porque apresenta sobretudo conteúdos de forma longa – tornando-o uma plataforma ideal para partilhar conteúdos educativos.
Snapchat
- Utilizadores: 306 milhões de utilizadores activos diários em todo o mundo
- Público: Principalmente a Geração Z
- Impacto na indústria: B2C
- O melhor para: Consciência da marca; publicidade
Quando o Snapchat saiu em 2011, liderando a carga em conteúdo efémero. Introduziu conteúdos que poderia partilhar com os seus amigos e que expirariam após 24 horas.
A plataforma atingiu o seu auge em 2015 e tem-se mantido forte desde então. Muitos pensavam que a marca desapareceria assim que Instagram introduzisse Stories, a mesma característica com um nome diferente. No entanto, Snapchat continua a ser popular entre os jovens adultos.
- Utilizadores: 444 milhões de utilizadores mensais activos em todo o mundo
- Público: Principalmente milenares com um público sólido no Gen Z, Gen X e Baby Boomers
- Impacto na indústria: B2C
- O melhor para: Publicidade visual; inspiração
Pense no Pinterest como um storyboard visual que permite aos utilizadores obter inspiração para tudo, desde a moda à decoração doméstica.
85% dos Pinners dizem que o Pinterest é para onde vão para iniciar um novo projecto. Além disso, 80% dos Pinners semanais dizem ter descoberto uma nova marca ou produto na plataforma. Portanto, não só é uma grande ferramenta de descoberta como também uma forma de as marcas construírem a sua narrativa através de histórias visuais.
Clubhouse
- Utilizadores: 10 milhões de utilizadores semanais activos em todo o mundo
- Público: Principalmente milenares
- Impacto na indústria: B2B e B2C
- O melhor para: Publicidade visual; inspiração
O Clubhouse causou uma forte impressão assim que entrou no mundo dos media sociais em 2020. A plataforma de áudio permite que as pessoas iniciem conversas interessantes com seguidores, bem como com estranhos e construam comunidade.
Hoje, a plataforma está aberta a todos a nível mundial e tanto em dispositivos IOS como Android. Outro grande ponto de venda desta plataforma é que ela funciona bem tanto para empresas B2B como B2C e alavanca o áudio, o que fez um enorme regresso nos últimos anos.
Agora que detalhamos os fundamentos de cada rede de comunicação social, vamos discutir porque é que o marketing das redes sociais é benéfico para o seu negócio.
Vantagens do Marketing nas Redes Sociais
Para ilustrar os benefícios do marketing dos media sociais, vejamos a experiência do ponto de vista do utilizador. Bem, a minha perspectiva.
À medida que percorro o feed do meu instagram todos os dias (tosse, tosse…várias vezes por dia), noto constantemente novos posts e histórias da The Frye Company. Sempre fui fã das suas botas, roupas e acessórios, mas também adoro o conteúdo que partilham no seu perfil Instagram.
Todas as suas fotos têm o mesmo filtro para assegurar a sua correspondência – isto faz com que o seu perfil pareça profissional, artístico e organizado quando os visitantes, como eu, navegam na sua página.
A conta de Frye também encoraja a interacção entre a empresa e os seus seguidores, fornecendo-lhes uma hashtag específica a utilizar para que possam ser apresentados na página quando publicam fotos com produtos Frye.
A conta Instagram de Frye é um grande exemplo de marketing bem sucedido nas redes sociais – é atraente, distintamente Frye, envolve os seus ~200K seguidores, e promove os seus produtos.
Mas porque é que o marketing das redes sociais é tão importante? E como construir realmente uma estratégia de marketing dos media sociais que funcione para o seu tipo específico de negócio?
Existem várias razões pelas quais a sua empresa deve utilizar o marketing das redes sociais. Criámos uma lista das razões mais benéficas a considerar.
Vamos mergulhar no assunto.
1. Aumentar o conhecimento da sua marca.
Devido à enorme quantidade de pessoas nas redes sociais, está a perder o potencial de atingir milhares, e mesmo milhões, se não tiver uma presença.
De facto, está provado que os meios de comunicação social aumentam a notoriedade da marca através de um maior envolvimento. O envolvimento social inclui coisas como comentários, gostos, partilhas, e reposts, e poupanças.
Também o ajuda a aumentar o conhecimento da marca, direccionando o tráfego directamente para o seu site. Pode fazê-lo incluindo links directos para o seu sítio web no seu perfil, bio, e posts.
2. Gerar visitas e impulsionar conversões.
Promover e partilhar os seus produtos nas redes sociais é uma forma simples de melhorar a geração de leads, impulsionar conversões e aumentar as vendas porque está a fazer publicidade a pessoas que optaram por se envolver consigo, seguindo a sua conta.
Aqui estão alguns exemplos de formas como pode utilizar os meios de comunicação social para gerar mais leads.
- Crie concursos para que os seus visitantes e seguidores participem nos seus perfis nas redes sociais.
- Inclua links para o seu website e ofertas nas secções da bio dos seus perfis.
- Faça vídeos ao vivo para fazer anúncios sobre produtos e fornecer actualizações ou detalhes sobre notícias excitantes na sua empresa.
- Implementar uma campanha de marketing das redes sociais num dos seus canais.
- Venda os seus produtos através dos seus perfis sociais. Por exemplo, pode activar a Secção de Loja do Facebook ou a função de Compras da Instagram nos seus perfis. Estas características permitem aos seus visitantes e seguidores clicar nos produtos que partilhou em mensagens para ver informações como preço, material e tamanho. Depois, os visitantes podem facilmente proceder ao checkout através da plataforma e comprar o produto directamente a si.
3. Fomente as relações com os seus clientes.
Ao ligar-se e envolver-se com os seus seguidores das redes sociais, será capaz de construir relações duradouras entre eles e o seu negócio. Poderá fazê-lo interagindo com eles nas suas mensagens, respondendo às suas perguntas e comentários e prestando-lhes toda a ajuda de que possam necessitar.
Pode também fazer perguntas aos seus seguidores sobre os seus produtos, os seus pontos de dor, ou criar ofertas para o ajudar a construir confiança e mostrar-lhes o quanto valoriza a sua contribuição e apoio.
4. Aprenda com os seus concorrentes.
Os meios de comunicação social são uma óptima forma de manter o controlo dos seus concorrentes – seja em referência às suas tácticas de comunicação social, aos produtos que estão a promover, às campanhas que estão a implementar, ou ao seu nível de interacção com seguidores.
Os meios de comunicação social permitem-lhe ver o que está e não está a funcionar para a sua concorrência e, portanto, ajudam-no a decidir o que deve ou não deve mudar em termos da abordagem da sua empresa.
Finalmente, a revisão das contas sociais dos seus concorrentes pode ajudá-lo a garantir que o seu marketing se destaca e é único para a sua marca.
Agora, vamos falar de estratégia – existem várias etapas para assegurar que o seu plano de marketing nos media sociais é sustentável e tem um impacto positivo na sua empresa.
Como criar uma estratégia de marketing nas redes sociais?
Embora as redes sociais estejam em constante evolução, a maioria dos passos fundamentais para ter sucesso permanecem os mesmos. Essencialmente, está a seguir os mesmos passos que daria para criar uma estratégia de marketing e restringi-la a um canal específico.
Vamos abordar estas etapas com mais detalhe para que possa começar a aplicá-las ao seu negócio.
Passo 1: Pesquise a sua audiência
O primeiro passo para criar uma estratégia de marketing nas redes sociais é determinar quem é a sua audiência para que possa visar as suas necessidades e interesses de forma apropriada.
Para o fazer, pense nas pessoas que está a tentar alcançar e porquê, e como as classificaria como um grupo. Por exemplo, se a sua empresa vende leggings e corredores da moda, poderá classificar o seu público alvo como milenares que gostam de usar regularmente vestuário desportivo elegante – um estilo conhecido como atletismo.
Ao considerar o público comprador, poderá então determinar que conteúdo atrairá o tipo de seguidores e clientes que espera ganhar. Além disso, aprenda a criar conteúdos envolventes para manter os seus seguidores interessados.
Passo 2: Escolha as plataformas
Como comerciante de redes sociais, é crucial que determine em que plataformas vai partilhar o seu conteúdo.
Não há necessariamente uma resposta certa ou errada quando se trata dos canais sociais que o seu negócio deve utilizar – é mais sobre as necessidades do seu público-alvo e onde tendem a gastar o seu tempo.
“É importante estar onde o seu público de potenciais clientes está hoje, e onde poderão estar amanhã”, disse Andrew Delaney, antigo gestor de marketing dos meios de comunicação social. “É melhor estar à frente da curva do que atrás”.
Por exemplo, se estiver a ir para esse público-alvo de milénios amantes de atletismo, talvez queira concentrar a maioria dos seus esforços de comunicação social no Instagram – isto porque os milénios cobrem a maior parte dos utilizadores da plataforma.
Stephanie Morgan, fundadora e CEO da agência de meios de comunicação social Social Lock, faz eco deste sentimento.
“Pense nos seus comportamentos e onde se encontram online. Se isso é Pinterest, use essa plataforma para a sua marca. Se isso é TikTok, use essa plataforma para a sua marca”, acrescenta Morgan. “Não perca tempo numa plataforma em que o seu avatar cliente ideal não seja muito activo”.
Passo 3: Estabeleça as suas métricas importantes e KPIs.
Independentemente dos seus objectivos ou indústria, a sua estratégia de comunicação social deve ser orientada pelos dados.
Isso significa focar-se nas métricas dos meios de comunicação social que interessam. Em vez de se concentrar em métricas de vaidade, investigue dados que se alinhem directamente com os seus objectivos.
De que métricas estamos a falar?
- Alcance. O alcance da publicaçãoo é o número de utilizadores únicos que viram o seu posto. Quanto do seu conteúdo chega de facto aos feeds dos utilizadores?
- Cliques. Este é o número de cliques no seu conteúdo ou conta. O rastreio de cliques por campanha é essencial para compreender o que desperta a curiosidade ou encoraja as pessoas a comprar.
- Envolvimento. O número total de interacções sociais dividido pelo número de impressões. Isto esclarece o quão bem o seu público o percebe e a sua vontade de interagir.
- Desempenho de Hashtag. Quais foram os seus hashtags mais utilizados? Quais foram os hashtags mais associados à sua marca? Ter estas respostas pode ajudar a moldar o foco do seu conteúdo para o futuro.
- Gostos orgânicos e pagos. Para além de uma contagem padrão de “gostos”, estas interacções são atribuídas a conteúdos pagos ou orgânicos. Dado o quanto mais difícil é ganhar o envolvimento orgânico, muitas marcas recorrem a anúncios. Conhecer estas diferenças pode ajudá-lo a orçamentar tanto o gasto do seu anúncio como o tempo investido em diferentes formatos.
- Sentimento. Esta é a medida de como os utilizadores reagem ao seu conteúdo, marca, ou hashtag. Os clientes consideraram a sua recente campanha ofensiva? Que tipo de sentimento é que as pessoas associam ao hashtag da sua campanha? É sempre melhor ir mais fundo e descobrir como as pessoas falam ou sentem sobre a sua marca.
Passo 4: Conheça o seu concorrente
Uma análise dos concorrentes permite-lhe compreender quem é o concorrente e o que está a fazer bem (e não tão bem). Terá uma boa noção do que é esperado na sua indústria, o que o ajudará a estabelecer os seus próprios objectivos em matéria de meios de comunicação social.
Ajudar-lhe-á também a identificar oportunidades.
Talvez um dos seus concorrentes seja dominante no Facebook, por exemplo, mas tenha colocado pouco esforço no Twitter ou no Instagram. Talvez queira concentrar-se nas redes onde o seu público é mal servido, em vez de tentar conquistar adeptos longe de um jogador dominante.
Passo 5: Criar um conteúdo único e envolvente.
Com os biliões de utilizadores das redes sociais em todo o mundo, não há dúvida que pelo menos alguns dos seus seguidores – ou as pessoas que navegam no seu perfil – também viram o conteúdo da sua concorrência ou de outras empresas da sua indústria.
É por isso que deve ter conteúdos envolventes de meios de comunicação social que se destaquem e forneçam aos espectadores uma razão para clicar no botão “Seguir” e interagir com a sua marca.
Não tem a certeza do que é considerado envolvente?
“A minha dica número um para as marcas para criar conteúdos envolventes nas redes sociais é fazer primeiro uma pesquisa de mercado porque o que será envolvente depende do público”, disse Morgan. “Quando souber o que o seu público gosta e precisa de saber, pode criar conteúdos que envolvam esses interesses”.
Para o ajudar a ser criativo, considere o conteúdo que os seus concorrentes estão a partilhar e como pode promover os seus produtos de forma única. Aproveite também as funcionalidades oferecidas pela plataforma que está a utilizar.
Por exemplo, pode criar vídeos ao vivo no Facebook para partilhar os últimos detalhes sobre o lançamento de um produto ou realizar uma oferta.
Pode também utilizar os seus actuais clientes e promotores para o ajudar a gerar conteúdos. Pode fazer isto, relançando o seu conteúdo ou encorajando-os a usar uma hashtag para partilhar as suas próprias experiências e imagens com os seus produtos.
Finalmente, alavancar as tendências. As tendências dos media sociais estão sempre a surgir, especialmente em plataformas de vídeo de forma curta como a TikTok. Não tenha medo de participar, mas ainda tem de ser intencional na forma como o faz.
“Se a tendência começou a acontecer há três semanas, provavelmente já perdeu o barco”, disse Morgan. “Apanhar as tendências cedo é a melhor maneira de capitalizá-la sem se deparar como não autêntica ou como se estivesse a tentar demasiado, ou pior [como] ‘chuegy’ – ver Gen Z para essa”.
Passo 6: Organize um horário para as suas publicações.
Uma das formas mais fáceis de assegurar que o seu conteúdo é partilhado como planeado é utilizar uma solução de gestão de redes sociais. Estas ferramentas permitem-lhe escrever legendas, preparar imagens e vídeos, e agendar os seus posts com antecedência. Também partilham automaticamente o seu conteúdo na agenda e monitorizam todas as interacções e compromissos das mensagens para si. As soluções de gestão de redes sociais poupam-lhe tempo e permitem-lhe concentrar-se nas suas outras tarefas.
Há várias opções de solução disponíveis – aqui estão alguns exemplos.
HubSpot
HubSpot oferece uma ferramenta de comunicação social – como parte do software de marketing – para o ajudar a publicar e monitorizar o seu conteúdo e criar ligações reais com os seus seguidores. Pode agendar e publicar o seu conteúdo com antecedência e comparar relatórios detalhados sobre o envolvimento dos seus posts para compreender o desempenho das várias plataformas, tipos de conteúdo e tempos de publicação.
Com que frequência se deve publicar nas redes sociais?
Agora, pode estar a perguntar-se com que frequência deve publicar conteúdos nas redes sociais.
Como regra geral, só deve publicar nas redes sociais quando tem conteúdos de qualidade para partilhar. Ou seja, há uma razão para estar a postar o conteúdo. É assim que conseguirá o equilíbrio certo no que diz respeito à frequência de publicação.
Morgan diz que o principal erro que vê as marcas cometerem em relação ao marketing das redes sociais é concentrarem-se na quantidade de conteúdo em vez da qualidade do conteúdo.
“Acham que precisam de publicar todos os dias, pelo que se forçam a criar mensagens para preencher o calendário”, disse ela. “É provável que cada um desses posts não seja muito valioso para o cliente ideal, cunhei este ‘conteúdo desordenado'”.
Em vez disso, ela recomenda a redução do tamanho em quantidade e o aumento da qualidade.
“É melhor publicar duas ou três vezes por semana com conteúdo super valioso, versus publicar sete vezes por semana com apenas um ou dois posts valiosos”, disse Morgan.
Há muitos estudos e recursos disponíveis que explicam os padrões de frequência de postagem nos meios de comunicação social por indústria e plataforma a seguir. Cada negócio é diferente, por isso descubra o que funciona para o seu público.
Depois, pode começar a experimentar mais ou menos mensagens – bem como outros factores, tais como a hora do dia em que está a postar no social – para determinar o que proporciona o mais alto nível de envolvimento.
Como analisar o impacto e os resultados do seu marketing nas redes sociais
Um dos aspectos mais importantes do marketing das redes sociais é garantir que os seus esforços são bem sucedidos para o ajudar a atingir os seus objectivos. Para o determinar, terá de manter um registo de todos os seus cargos, em todos os canais. Poderá fazê-lo revendo e gerindo as suas métricas das redes sociais.
Métrica das redes sociais
As métricas das redes sociais são dados relacionados com o sucesso dos seus cargos e o seu impacto no seu público-alvo e clientes em várias plataformas. Estas métricas podem incluir dados sobre o seu nível de envolvimento, gostos, seguimentos, partilhas, e todas as outras interacções em cada plataforma.
Aqui estão 10 das métricas mais importantes para que possa acompanhar:
- Envolvimento: Isto inclui cliques, comentários, gostos, e respostas nos seus posts nas redes sociais. Há também tipos de engajamento específicos da plataforma, tais como posts “Guardados” no Instagram e posts “Afixados” no Pinterest.
- Alcance: O número de pessoas que viram qualquer conteúdo associado à sua página ou perfil é o seu alcance.
- Seguidores: Este é o número de pessoas que tem no seu perfil que clicaram no botão “Seguir” e vêem o seu conteúdo nos seus feeds regularmente.
- Impressões: Este é o número de vezes que um post do seu perfil ou página é visto, quer os membros da sua audiência cliquem ou não sobre ele. Isto é frequentemente o que acontece quando alguém está a folhear os seus feeds de notícias, mas não clica em nada.
- Visualizações de vídeo: No Facebook, Snapchat, Instagram, ou qualquer outra rede social com capacidades de vídeo, este é o número de visualizações que cada um obtém.
- Visitas de perfil: O número de pessoas que abriram a sua página de redes sociais é o seu número de visitas de perfil.
- Menções: Este é o número de vezes que o seu perfil foi mencionado pelos membros da audiência nos seus posts.
- Etiquetas: Isto é quando a sua audiência adiciona o nome do perfil da sua empresa ou a sua hashtag a outro post.
- Repórteres: Isto é quando um membro da sua audiência publica um pedaço do seu conteúdo no seu perfil.
- Partilhas: Estes são os posts que os seus seguidores e audiência retiram do seu perfil e partilham com a sua rede.
Pode influenciar todas estas métricas, aumentar os seus seguidoresl, e melhorar o envolvimento global no seu perfil, usando as mesmas tácticas que usaria para gerar pistas e impulsionar as conversões.
Morgan acrescenta que as métricas em que se concentra dependerá da estação em que se encontra. Aqui está a sua fórmula:
- Se é novo, concentre-se na construção de uma audiência e sensibilização. Principais métricas: alcance, impressões, crescimento da audiência.
- Se estiver a crescer, concentre-se na construção da confiança. Principais métricas: Gostos, guardar, comentar, DMs.
- Se estiver estabelecido, concentre-se em reter e nutrir. Principais métricas: Gostos, guardar, comentar, DMs.
- Se está a lançar algo, concentre-se na venda. Principais métricas: DMs e taxa de cliques
Como medir a métrica das redes sociais
Pode rever as métricas das redes sociais de várias maneiras, por exemplo, pode utilizar as ferramentas analíticas incorporadas nas várias plataformas que utiliza. Aqui estão alguns exemplos:
Poderá também optar por utilizar uma ferramenta de análise e seguimento, como o Google Analytics. Esta é uma óptima opção se quiser acompanhar as suas redes sociais e as métricas do website. Finalmente, muitas soluções de agendamento de meios de comunicação social – como revimos anteriormente – têm características de monitorização e seguimento automaticamente incorporadas.
Todas estas ferramentas de seguimento de métricas dar-lhe-ão uma melhor compreensão do que os seus seguidores e audiência respondem bem e do que deve considerar modificar para melhorar o seu envolvimento.